05 dicas que você precisa saber antes de comprar seu imóvel!

credito-para-abrir-franquias-1-800x400

A compra e venda de um imóvel nem sempre é tão fácil quanto parece ser, como quem vai a um shopping center e adquire uma simples peça de vestuário, um perfume, alimentação, contrata um serviço de dentista ou de salão de cabelos. 

Para evitar dores de cabeça ou danos financeiros, principalmente para quem compra, é preciso estar atento a alguns assuntos importantes na hora de ter o tão sonhado imóvel. 

Para te ajudar, elencamos alguns destes assuntos abaixo. Confira!

01 Analisar a infraestrutura e localização

Ir ao local do imóvel em dias e horários diferentes. Pode até ser exagerado, mas responde algumas dúvidas sobre a localização e a infraestrutura que, geralmente, o vendedor deixa de responder num primeiro momento. 

Por exemplo, o imóvel é ventilado e do lado oposto ao sol? O local já passou por inundações? No período da noite, as ruas são iluminadas? Avalie se há rachaduras estruturais na parte externa ou interna do imóvel. 

Caso tenha móveis planejados e fixados, verifique se não há defeitos e peça para o vendedor consertá-los antes da compra, ou tente negociar o valor final da compra. 

Converse com os vizinhos sobre a segurança nas ruas, se há vigilância eletrônica, policiamento, se há taxa extra de segurança, entre outros.

E ainda, o histórico de comportamento dos vizinhos. Se costumam promover longas festas de madrugada com barulhos altos, se possuem muitos animais que podem interromper o descanso do novo morador, etc.

Liste toda a documentação que é necessária para a compra e venda do imóvel com a ajuda do seu corretor. 

Consulte o cartório da sua região ou uma Assessoria Especializada sobre o que é realmente preciso para efetivar a negociação.

Junte as informações do vendedor, da imobiliária (se esta foi contratada), do imóvel, como escritura e registro, e os seus documentos pessoais (CPF, RG, passaporte, comprovante de renda e de endereço, etc). 

03 Verificar as dívidas 

Fique atento: é de extrema importância consultar todas as dívidas do imóvel e taxas pendentes, como: IPTU, ITBI, taxas de condomínio, de corretagem, etc. Para saber como regularizar as dívidas de um imóvel, é só clicar no link do artigo Como saber se um imóvel tem dívidas.

04 Analisar o contrato de compra e venda

Sem dúvida, esse é um passo que se deve ter bastante atenção, tendo em vista que muitas pessoas não passam dele, por achar que estão devidamente assegurados. E que na verdade não estão. 

Além do contrato, ter o registro de imóveis e a escritura do imóvel lavrados e regularizados, são a garantia do comprador que o imóvel é realmente dele, sem correr o risco de má interpretação jurídica, e com a garantia de poder transferir o imóvel em casos de herança ou doação. 

Para ler o passo a passo de como fazer um contrato de compra e venda da maneira correta, leia o artigo Como fazer corretamente um contrato de compra e venda de imóveis?

05 Contratar uma Assessoria Imobiliária Especializada

Ter o suporte de uma Assessoria Especializada atuando em ambas frentes da negociação, identificando o que o comprador busca e oferecendo aquilo que o vendedor almeja, é a certeza de que a compra ou venda do seu imóvel está em boas mãos, com um time de profissionais que atuam diretamente na proposição de ações que envolvam direitos reais de propriedade de bens imóveis. 

Este conteúdo foi útil para você? Cadastre-se na Newsletter e receba outros artigos como este. 

Quer uma Assessoria Especializada para te auxiliar na compra ou venda de um imóvel, fale com nosso time pelo Whatsapp.

Gostou desse Artigo?

Receba conteúdo gratuito em primeira mão.
Não lhe enviaremos SPAM.

Seja atendido agora pelo nosso time

Nossos Endereço

Outros Contatos

Central de Atendimento

©2021 Reno Properties – Todos os direitos reservados